A
Ciclofaixa (nome estranho) foi inaugurada em
São Paulo este domingo, em mais uma tentativa governamental de facilitar os passeios de bicicleta em São Paulo. Fiz o "test drive", literalmente, percorrendo todos os 5 km do percurso (!!?!?!?!). Tudo muito bem sinalizado, dezenas de jovens e belas coordenadoras de trânsito uniformizadas, com bandeiras irritantes de PARE a cada semáforo. Nota: Semana que vem coloco aqui no blog as fotos de algumas delas :-). Quem quiser conhecê-las pessoalmente, aproveite as próximas 3 semanas, pois é o período que elas foram contratadas para monitorar o trajeto.
Peguei a ciclofaixa no parque das bicicletas, passei pelo Parque Ibirapuera, depois Hélio Pelegrino e cheguei no Parque do Povo.
Pontos positivos:
- A iniciativa.
- Ótimo passeio para levar meus filhos de um parque a outro.
- As coordenadoras.
- Senti uma preocupação de todos os coordenadoras e marronzinhos em pegar a opinião dos ciclistas sobre o trajeto.
- Excelente trajeto para fazer com os filhos, indo de um parque a outro.
Pontos negativos:
- Os semáforos sincronizados para a velocidade dos carros fizeram com que eu parasse em praticamente todos os semáforos.
- A curta distância
- Desce da bicicleta, sobe, desce, sobe, desce sobe... 10 minutos depois consegui cruzar a Faria Lima, em frente ao prédio do Google...
Como nota pessoal, voltei a pedalar mais de 40 km (41,4 para ser exato, uma maratona:-), depois de mais de um ano "voltando" a pedalar, graças a uma lesão no joelho. Pedalar cinco km pela ciclofaixa tendo de seguir à risca as regras de trânsito chega a ser estressante. Prefiro andar 40 km às 5:00, 6:00 da manhã, sem ter de parar em cada esquina.